Acaso do caso.

– Um cigarro?
– Hum. Não… Eu parei.
-Parou ou está parando?
– Se eu dizer que parei é definitivo. Se eu dizer que estou parando é momentâneo. Então digo que parei, assim me faz acostumar melhor com a realidade e me faz ter certeza dessa nova decisão definitiva.
– Uau! – O homem sorriu de um jeito distorcido.
– Eu vou pra lá, não quero… sabe?!
– Oh, Deus! Desculpa. – Ele apagou o cigarro, mexeu no bolso do casaco e colocou algo na boca.
– Desculpe… ?
– Antônia.
-Sério? – Ele riu, a mulher abriu bem os olhos e olhou para cima.
– Desculpa. Droga, acho que virou mania minha pedir desculpas. Nha, sou Nicolas.
– Certo. – Ela abriu bem os olhos novamente e olhou para cima.
– Tenho que ir. – Ela disse com os olhos estreitos.
– Por que?
– Hum, você é um estranho. Não o conheço, mas vejo que tem maus hábitos. E também porque tenho que ir.
O homem riu alto. Uma risada gostosa.
– Obrigado, eu acho. – Ele piscou para ela a fazendo abrir bem os olhos e olhar para cima. Ele piscou e foi andando. Ela riu para si mesma e correu atrás dele.
– Tudo bem, eu deixo você me conhecer. Ele passou o braço entorno do braço dela, continuaram a andar.
– Feliz primeiro dia estranha. – Ele disse baixo para que só ela escutasse. Novamente ela abriu bem os olhos e olhou para cima.
No caminho havia uma mulher chorando num canto.
Um homem mendigando. Uma criança machucada. Um cachorro sem dono. Um corpo jogado numa vala. Um casal brigando.
Os dois passaram por isso sorrindo. O mundo parece cegar quem está feliz. Ou se aprende a acostumar as desavenças da vida.

3 pensamentos sobre “Acaso do caso.

  1. Sério. O resto é obedecer ao conselho de Tchecov e Graciliano Ramos: onde achar que deve cortar, corte! Experimente cortar a última linha a partir de “O mundo parece cegar…” e verá que o efeito de oposição fica muito mais evidente. Ah, e conselho é prá não ser seguido. Abraçãozão.

Comente.

